MASTER
EM SISTEMA AUTOLIGÁVEL, MINIPARAFUSO,
PROTRATOR MANDIBULAR E PREPARO ORTO-CIRÚRGICO

Clínico, teórico e laboratorial


Características
Datas / Local
Início: 15 de Outubro de 2018
Duração: 30 meses
Periodicidade: 02 dias na semana - Bimestral
Investimento: Consultar
Número mínimo para a realização do curso: 15 alunos
Local: Unidade II – Ribeirão Preto


Objetivo

Capacitar os alunos a utilizar o sistema de aparelhos autoligáveis nas correções dos diferentes tipos de más -oclusões, associando a ancoragem esquelética com miniparafusos ortodônticos, protratores mandibulares e realizar o preparo para cirurgia ortognática.

O curso contará com módulos teórico-práticos, laboratoriais e clínicos, bimestrais. Utilizará o sistema de bráquetes autoligáveis com fios termo-ativados. Esta abordagem traz várias vantagens como: redução do atrito, menor tempo de cadeira, maior estética, menos consultas, maior higiene, utilização de forças suaves, dentre outras. Para ter um aproveitamento pleno da Filosofia de Aparelhos Autoligáveis é necessário um treinamento específico para melhor compreensão do diagnóstico, e da mecânica ortodôntica, que diferem do sistema convencional de arcos contínuos. Aliado a este novo conceito de tratamento será incorporada ancoragem esquelética com miniparafusos intra e extra-alveolares, protratores mandibulares que reduzem a necessidade de colaboração dos pacientes e o conceito do preparo orto-cirúrgico.

Estrutura do curso

O curso será dividido em quatro fases:

Fase I – Teórico e laboratorial

Nestes módulos iniciais as aulas serão teóricas e laboratoriais com typodont para desenvolver a habilidade e conhecimento para manejar os bráquetes autoligáveis.

Fase II – Diagnóstico, planejamento e Mecânica

Aulas teóricas de diagnóstico e planejamento, com avaliação dos casos a serem tratados na clínica. Serão escolhidas individualmente as prescrições e mecânicas a serem utilizadas em cada caso clínico.

Fase III – Clínica

Nestes módulos teremos aulas práticas na clínica com atendimento aos pacientes, intercalando com aulas teóricas e laboratoriais de miniparafusos intra e extra-alveolar, protratores mandibulares, tratamentos orto-cirúrgicos e outros assuntos pertinentes ao andamento da clínica.

Fase IV – Clínica e Seminários

Aulas práticas na clínica com atendimento aos pacientes, intercalando com seminários dos casos clínicos atendidos para avaliação do andamento dos casos e maior compreensão dos resultados obtidos com a mecânica empregada.

Programação

Aparelhos Autoligáveis:

Histórico, conceito, tipos de aparelhos, aplicação de forças leves, fundamentos biológicos da movimentação ortodôntica nos aparelhos autoligáveis, tipos de fios utilizados, levante de mordida anterior e posterior, utilização dos stops de maneira versátil, uso de elásticos precoces, seleção e individualização dos torques, protocolos de tratamentos voltados para os diversos tipos de más oclusões (Classe I, Classe II, Classe III, mordida aberta, mordida profunda em diferentes tipos faciais), individualização no posicionamento dos bráquetes (Smile Arch), gerenciamento de espaços no arco com a melhor estratégia para minimizar as extrações de pré-molares e obter resultados mais estéticos, finalização e manutenção dos resultados obtidos e gerenciamento do consultório na transição para o sistema de aparelhos autoligados.

Miniparafusos Ortodônticos:

Histórico, definição, indicação, tipos de ancoragens esqueléticas, tipos de miniparafusos (aço e titânio), instalação intra e extra-alveolar, vantagens, desvantagens, fundamento de biomecânica aplicada ao miniparafuso, protocolo de ativação, planejamento ortodôntico voltado aos miniparafusos, retração anterior, distalização de molares, mesialização de dentes posteriores, intrusão de molares, intrusão de dentes anteriores, correção de assimetrias, protocolo cirúrgico, critério de seleção dos miniparafusos, complicações, protocolo de manutenção e estabilidade.

Protratores Mandibulares:

Histórico e conceito, correções das Classes II mandibulares, correções das Classes II sub-divisão com desvio da linha média inferior, diferenciação da Classe II cirúrgica da compensatória, estabilidade nos casos compensados no arco inferior, limites da compensação no arco inferior, utilização de protratores mandibulares voltados para os aparelhos autoligáveis, protratores mandibulares que dispensam o uso de bandas, protocolos de ativação e instalação, intercorrências e manutenção dos resultados atingidos.

Preparo Orto-Cirúrgico:

Relação cirurgião-ortodontista, relação ortodontista-paciente, identificação dos diferentes tipos de padrões faciais, avaliação da magnitude das discrepâncias esqueléticas, análise facial objetiva, conceito do preparo orto-cirúrgico, problemas intra-arcos, problemas inter-arcos, tipos de cirurgias maxilo-mandibulares, seleção das prescrições mais adequadas para os diferentes tipos de preparos orto-cirúrgicos, prioridades do pós-operatório, finalização dos tratamentos orto-cirúrgicos.

Professora Ministradora

Henrique M. Villela

TIRE SUAS DÚVIDAS


Perfil profissional

Henrique Mascarenhas Villela
Atuante nos cursos:
  • Autoligavel e Miniparafuso
  • Master